domingo, 15 de março de 2009

A vida nos trens e metrôs do Japão


Um japonês passa cerca de 3 horas por dia dentro de trens.


Em média, os japoneses gastam cerca de 3 horas diariamente dentro dos trens e metrôs, cruzando bairros, cidades e até províncias.
A vida nos trens japoneses e suas peculiaridades desse meio de transporte tão nipônico.Tanto tempo gasto dentro desses meios de transporte fizeram com que os usuários transformassem os vagões em uma espécie de extensão do trabalho e da casa.
A cada parada nas centenas de estações espalhadas pelo arquipélago, são costumes e hábitos diferentes e inusitados que, no entra-e-sai dos passageiros, fazem do trem um ambiente único, uma das atividades preferidas para passar o tempo é utilizar os celulares seja pra mandar e-mails, acessar internete ou jogar games.

Muitas estações possuem um locker, ou seja, armários para você guardar a bagagem; o pagamento é po tempo, outra curiosidade é a educação niponica, muitos dos usuários preferem no tempo que ficam no metro ler jornais, revistas ou mangás espremidos no seu assento para nao incomodar a pessoa ao lado.


Os trens e seus números.


São aproximadamente 760 linhas de trem, metrô e monorails por todo Japão- São cerca de 27.314 Km de linhas ferroviárias sob operação- Estação Shiodome foi a primeira estação ferroviária do Japão. Ela era o principal terminal que ligava Tokyo a Yokohama e funcionou entre 1872 a 1914.- Existem 4 tipos de companhias que controlam a malha ferroviária japonesa.- Só o grupo JR movimenta 24 milhões de pessoas por dia e 663 milhões de pessoas por quilômetro diariamente.



Fotos: Mariana Spagnuolo

Um comentário:

  1. Opnião; -Talvez algo não tao simpático como os funcionários do metro utilizarem luvas brancas para evitarem o contato com o público, ou estamos sendo preconceituosos ou é a moda japonesa mesmo, vai entender.

    ResponderExcluir