sábado, 14 de março de 2009

Governo da China diz estar preocupado com empréstimos feitos aos EUA





A China está preocupada com o dinheiro que emprestou aos Estados Unidos, devido ao impacto da crise financeira mundial, disse nesta sexta-feira o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.
"Já emprestamos muito dinheiro aos Estados Unidos. É claro que estamos preocupados com a segurança de nossos ativos", disse o primeiro-ministro, no último dia da sessão anual do Parlamento em Pequim. "Para ser sincero, estou um pouco preocupado. Quero pedir aos Estados Unidos que cumpram sua palavra e seus compromissos, preservando a segurança dos ativos chineses."
Jiabao destacou que a China é o maior credor dos Estados Unidos, "a maior economia mundial, e prestamos muita atenção no desenvolvimento econômico" dos americanos. Em setembro passado, a China superou o Japão como o maior credor dos Estados Unidos, e em dezembro detinha US$ 727,4 bilhões em títulos do Tesouro.
Apesar dos temores, o primeiro-ministro disse que confia "na série de medidas econômicas" adotadas pelo presidente americano, Barack Obama, para combater a crise financeira.
O primeiro-ministro disse ainda que a China não cederá a pressões internacionais para modificar sua política de câmbio. "Nenhum país pode pressionar a China para que ela valorize ou desvalorize" o yuan, disse. Em matéria de política cambial, qualquer decisão cabe somente à China, destacou Wen Jiabao.
O Banco do Povo da China (banco central do país) estabeleceu uma margem de 0,5% na qual o yuan pode flutuar em relação ao dólar. O sistema de câmbio do país passou a ser flutuante, mas controlado, e a referência passou a ser a cesta de moedas (formada por dólar, euro, iene e won), com base no comércio exterior. Às 8h18 (em Brasília) o dólar estava cotado a 6,843 yuans.




Fonte: Folha on line.

13 de março de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário