quinta-feira, 9 de abril de 2009

China saúda encontro de Hu Jintao com Barack Obama




A China saudou nesta quinta-feira o encontro entre o presidente Hu Jintao e o americano Barack Obama na quarta-feira em Londres, que seria uma introdução para uma cooperação e compreensão maiores entre os dois países.
Os dois líderes se reuniram pela primeira vez, à margem da reunião do G20 entre os governantes das potências desenvolvidas e dos países emergentes para buscar soluções à crise econômica mundial, e se comprometeram a aprofundar as relações diplomáticas e criar um diálogo sustentável e habitual sobre economia para cobrir todos os temas estratégicos bilaterais.
Obama também aceitou com "prazer" um convite de Jintao a visitar a China no segundo semestre, de acordo com a Casa Branca.
"A importância da cooperação é maior que no passado", afirmou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Qin Gang.
"No novo mecanismo, os chefes de Estado nomearam dois representantes responsáveis por um diálogo estratégico e pelo diálogo econômico respectivamente".
"Os dois países aumentaram sua comprensão da cooperação bilateral".
A imprensa oficial chinesa também celebrou a ampliação do diálogo, que começará no meio do ano nos Estados Unidos e acontecerá anualmente, por considerar a mesma uma base crucial para melhorar a cooperação entre os países.
02 de abril de 2009 • 10h00 • atualizado às 10h30
Fonte: AFP -

Nenhum comentário:

Postar um comentário